MERCADO DE CHOCOLATE NO BRASIL

MERCADO DE CHOCOLATE NO BRASIL

Wednesday, Sep 19, 2018 0 Comentário(s)

95% do cacau brasileiro é produzido no estado da Bahia; 3,5% no Espírito Santo; e 1,5% na Amazônia.

MERCADO DE CHOCOLATE NO BRASIL

E de onde vem o cacau que comemos?

 

De acordo com a ADVFN Brasil (Advanced Financial Network), 95% do cacau brasileiro é produzido no estado da Bahia; 3,5% no Espírito Santo; e 1,5% na Amazônia. O Brasil a exporta 90% de todo o cacau produzido no país. Isso ocorre porque o cacau brasileiro é visto internacionalmente como um produto de alta qualidade. Assim, apenas 10% do cacau permanece para abastecer o mercado interno. EUA, Holanda e Alemanha são os principais destinos do cacau brasileiro.

Não é recomendável consumir alimentos à base de cacau e ricos em cálcio na mesma refeição. O cacau contém uma substância chamada ácido oxálico, que tende a se ligar ao cálcio. Com isso, o ácido oxálico “rouba” o cálcio do alimento, o que compromete a absorção de cálcio pelo organismo.

Portanto, é interessante estar atento ao consumo de chocolate ao leite, e nas populares bebidas achocolatadas.

Além disso, o cacau é um alimento bastante calórico, pois contém alto teor de gordura saturada. Portanto, não é recomendável consumi-lo em excesso.

 

Não é para menos, a Páscoa está aí. A cada ano o Brasil consome mais chocolate, e hoje é o terceiro maior mercado mundial, conforme estatísticas recentes.

Além de fabricantes/varejistas de peso, como Cacau Show (com cerca de 1600 franquias), Kopenhagem e Brasil  Cacau, que são empresas do mesmo grupo (com mais de 400 franquias), Nestlé (Garoto), Kraft Foods (Lacta) entre outros de menor porte, existe uma verdadeira legião, para não dizer milhares, de micro produtores individuais de bombons, trufas de chocolate e ovos de Páscoa espalhados pelo Brasil.

Em Junho/2012, segundo estudo realizado pela KPMG a respeito do mercado mundial de chocolates, estimava-se que mais de 100 milhões de ovos de Páscoa eram consumidos no Brasil a cada ano! Não é para menos que a Lindt & Sprüngli, marca ícone do mercado premium de chocolates, acaba de constituir uma joint-venture com a Kopenhagem para iniciar a abertura de lojas próprias da marca no Brasil.

Entretanto, apesar do mercado brasileiro ser muito grande, apenas uma pequena parcela (cerca de 6%) desse mercado consome chocolates premium. O restante fica para as marcas mais populares. A Cacau Show acertou em cheio ao investir nesse mercado e popularizar o consumo de um chocolate de melhor qualidade (a preços convidativos), apesar de ainda estar longe da qualidade de um chocolate premium – ou gourmet.

Portanto, pode-se esperar um acirramento da briga no ramo premium do mercado de varejo de chocolates com a chegada da Lindt. A menos que ela pretenda aproveitar esse período inicial para aprender mais sobre o mercado local e, em seguida, popularizar o consumo de seus chocolates, concorrendo em segmento de menor renda. Talvez o próximo passo de sua estratégia seja produzir localmente. Bom para o consumidor. É esperar para ver…

 

FONTE: EXAME

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